Nossa Senhora de Fátima

VÍDEO: cratera preocupa moradores

Buraco se expandiu depois da chuva de domingo em Santa Maria


Foto: Anselmo Cunha
Buraco cobre área que mede, aproximadamente, 7 metros de comprimento por 6 metros de largura, e preocupa moradores do local

As consequências da chuva do último domingo ainda trazem danos a Santa Maria. Nesta segunda-feira, uma equipe da Defesa Civil foi até a Travessa Marechal Gomes Carneiro, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, onde uma cratera se abriu por conta da água. O buraco foi isolado com fitas, e os moradores do prédio à frente colocaram pneus e pedras para auxiliar na sinalização.

De acordo com o motorista Valdir Borges da Silva, 64 anos, que reside em um apartamento próximo, tudo começou com uma pequena fenda na calçada, em fevereiro do ano passado. Ao longos dos meses, o problema se expandiu. A chuva de domingo serviu para agravar a situação de forma definitiva.

- Já foi feito um pedido para a prefeitura pedindo a solução do problema, há meses. Até agora, nada. Daqui a pouco, o buraco vai alcançar o prédio - teme Silva, que mora há três anos na rua onde está o buraco.


ESTRAGOS

Preocupada com a situação, a dona de casa Sandra Silva, 55 anos, esposa de Valdir, filmou o momento no qual a cratera se abriu ainda mais. As imagens mostram uma enxurrada que sai do buraco e passa por baixo do muro que fica entre a travessa e um condomínio ao lado. A água arrastou restos de concreto e terra até o terreno do condomínio, conforme mostra a gravação feita por Sandra. (confira as imagens no site do Diário).Ela acredita que o problema tenha sido causado pelo rompimento de uma galeria. Agora, pouco mais de um metro oco separam a superfície da calçada até o solo, no fundo. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, ainda não é necessário interromper o trânsito da via. Porém, outras medidas podem ser tomadas caso a situação piore. Ainda segundo ele, o órgão já solicitou que a prefeitura de Santa Maria tome providências. 

Por enquanto, fica o medo de que os danos atinjam o prédio da frente e outras residências da travessa. 

O QUE DIZ A PREFEITURA 

Em resposta ao Diário, a prefeitura informou que "o buraco na Travessa Gomes Carneiro foi originado devido à construção de um condomínio no local". A nota ainda diz que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos "já fez vistorias na área com técnicos especializados" e que "apesar de o trabalho ser complexo, a prefeitura está elaborando um cronograma de trabalho para tentar resolver o problema, o que já foi informado para os moradores e síndicos dos prédios do entorno". 

AINDA DA CHUVA 

Uma equipe da Defesa Civil deverá ir nesta terça-feira até o Clube Caixeiral para o nova vistoria. No domingo, uma outra parte do telhado do prédio cedeu, e a calçada da antiga Rua 24 horas, ao lado, foi isolada.

Internet

wpp.png