
Matéria atualizada em 23/06/2022 às 15h38min
O Bei nos Bairros desta segunda-feira retornou ao Residencial Lopes para falar de um problema relatado no programa em setembro de 2021 e que ainda não foi solucionado.
No cruzamento da Rua dos Jacarandás com a Rua das Grápias existe uma boca de lobo que está em erosão e indo em direção ao muro da residência. Diversos protocolos foram feitos porém sem sucesso na solução do problema. A reivindicação do Bei, do ano passado, chegou a ser respondida no mês de outubro de 2021 relatando que a prefeitura tinha conhecimento dos problemas e que iriam incluir no cronograma de obras, mas até o momento nada foi feito.
Rua intrafegável e rede monofásica: a realidade de Rincão do Soturno, região nordeste de Santa Maria
Outro assunto relatado é quanto a iluminação da área verde que é inexistente. A limpeza e a roçada do local são feitas periodicamente, bem como a manutenção nos brinquedos da pracinha, porém eles pedem a iluminação uma vez que inibiria o vandalismo no local.

O que diz a prefeitura:
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, esclarece que a situação da boca de lobo no cruzamento da Rua dos Jacarandás com a Rua das Grápias é do conhecimento da pasta e está no plano de trabalho. Porém, ainda não foi executado devido ao grande número de demandas que a secretaria tem desse tipo, com tampas quebradas ou furtadas em que ficam as caixas de coleta de águas pluviais ficam expostas, oferecendo risco grave de acidentes com pedestres e veículos, sendo essas situações, as de prioridade no atendimento. Atualmente, cerca de 10 situações como esta são atendidas diariamente.
Referente aos furtos das tampas, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos conta com o apoio de forças policiais na investigação para responsabilizar os autores e quem compra esse material furtado das vias públicas.
Com relação à iluminação pública da área verde, em se tratando da área pública, pertencente e devidamente regularizada do Município, será revista a rede de energia e dada a manutenção nos pontos de iluminação pública existentes na região.