
Matéria atualizada em 24/06/2022 às 18h17min
Na manhã de quinta-feira o Programa Bei foi chamado na Rua 19 de Abril, Bairro Medianeira para ouvirmos a comunidade. Nesta rua, além dos buracos, os moradores convivem com constantes alagamentos pois em dias de chuvas mais intensas a boca de lobo não dá a vazão necessária.
Um morador salientou que em sua residência ele convive com uma infiltração devido a um terreno que tem aos fundos e ali acumula muita água em dias de chuva.
Moradores pedem melhorias em ruas do Bairro Minuano em Santa Maria
Outra reclamação dos moradores é quanto ao esgoto sanitário, pois foi salientado que muitos tiveram que construir caixas coletoras e fazer o encanamento até a rede com gastos do próprio bolso.
Quanto a rua, uma das reclamações seria que por ela passam caminhões da prefeitura, pois ali é a entrada da oficina no parque de máquinas, e estes acabam danificando a via. Moradores já utilizaram restos de materiais de construção para tentar tapar esses buracos. Como esta rua é passagem dos veículos da prefeitura, os moradores pedem uma atenção do poder público.
O que diz a prefeitura:
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, explica que a Rua Dezenove de Abril se trata de uma via onde parte do pavimento é com pedras irregulares, e o restante, mais ao final da via, de solo exposto.
No cruzamento com a Rua Cândida Vargas, há rede de drenagem de águas pluviais. O que acontece é que parte da via mais ao final não possui rede pluvial, e os lotes possivelmente regularizados estão no mesmo ou abaixo do nível da rua. Com isso, a água entra nos pátios com mais facilidade.
Há poucos meses, foram feitas manutenções no acesso à Rua Dezenove de Abril pela Avenida Hélvio Basso, bem como o patrolamento e a colocação de material fresado de asfalto para melhorar a trafegabilidade em pontos específicos.