
Quase três semanas depois de a empresa prestadora pelo serviço de limpeza das delegacias da Polícia Civil de Santa Maria romper o contrato com o Estado, são os próprios policiais que estão fazendo a manutenção de alguns locais. Em outras delegacias, policiais e delegados tiram do próprio bolso para pagar uma pessoa para fazer a limpeza.
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Conforme a Polícia Civil, um contrato emergencial será feito para contratação de uma nova prestadora de serviço. A empresa GFG Recursos Humanos, que rompeu com o Estado, afirma teve problemas financeiros devido ao atraso no repasse de verbas de contratos com o Estado. Uma funcionária da GFG afirma que há três meses não recebe salário e que até hoje não obteve os direitos trabalhistas.
– Até agora não recebemos nada – diz a funcionária.

Na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), a mais movimentada da cidade, na Avenida Medianeira, são os próprios policiais que estão fazendo a limpeza, conta o delegado Eduardo Machado, responsável pelo local. Conforme ele, o problema é enfrentado há vários dias e foi preciso resolver de alguma forma.
– A Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento é a que tem maior movimento, que tem maior fluxo de pessoas que passam não só pelo saguão, como também na carceragem. Infelizmente, para manter a mínima condição do ambiente de trabalho, os policiais estão limpando a delegacia e a carceragem por conta própria. Infelizmente, já faz uns dias essa situação e é urgente que isso seja resolvido – afirma Machado.

A Polícia Civil diz que existem cláusulas nos contratos para garantir que o Estado não seja lesado e que, quando as empresas param de prestar o serviço, o poder público para de repassar as verbas conforme acertado em contrato.
ATRASO NOS REPASSES
Em nota, a empresa GFG Recursos Humanos informa que, mesmo enfrentando problemas financeiros devido ao atraso nos repasses por parte do Estado, fará o pagamento de todos os salários e direitos dos funcionários. A empresa garante ter comunicado o sindicato de trabalhadores sobre as rescisões de contrato, com data de 18 de maio, e que, por meio de Ação Cautelar, efetua o pagamento de todos os valores devidos a cada funcionário.
“A GFG Recursos Humanos entende que tal fato é lamentável, todavia este não é o procedimento comum da empresa, que tem por objetivo honrar com seus compromissos de forma integral, pontual e contínua, o que nos gera uma tristeza enorme, pois são diversos colaboradores que foram dispensados em plena pandemia da Covid-19 devido a esta situação ficar insustentável”, diz a nota.

Por fim, a GFG acrescenta que aguarda novos repasses do Estado para poder concluir o pagamento aos funcionários, “situação esta também que se encaminha para solução em breve”.
O QUE DIZEM
Polícia Civil
Sobre os questionamentos acerca do contrato com a empresa terceirizada responsável pela limpeza das Delegacias de Polícia de Santa Maria, a Polícia Civil esclarece que o contrato foi rompido pela própria terceirizada, a qual demitiu todos os empregados no dia 18 de maio, não preenchendo novamente os postos de trabalho. Quanto à Instituição, a Polícia Civil imediatamente procedeu com a abertura de processo para contratação emergencial de nova empresa. Informa que quando não há prestação do serviço contratado, não há pagamento à empresa por parte do Estado, uma vez que o mesmo só é feito após a comprovação do serviço executado – o que não foi o caso. Já sobre outros contratos da referida empresa com demais regiões policiais, a Polícia Civil está atenta a qualquer falta de compromisso proveniente da terceirizada e adotará medidas administrativas para novas contratações. Paralelo a isso, explica que foram abertos processos para averiguação de descumprimento contratual para aplicação de penas previstas no contrato e na lei.
Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais da Polícia Civil
GFG Recursos Humanos
A Empresa GFG Recursos Humanos LTDA, vem por meio desta NOTA OFICIAL e em respeito a seus colaboradores, prestar os devidos esclarecimentos que seguem:
Quanto ao alegado sobre prestação de serviço nas Delegacias de Polícia da regional de Santa Maria, a empresa e o tomador romperam seus contratos através de
solicitação da empresa devido a diversas circunstâncias que estavam prejudicando o adimplemento de todas as suas obrigações trabalhistas.
Nesta situação, a empresa encaminhou ao SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS EMPREGADOS EM EMPRESAS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS EM ASSEIO E CONSERVAÇÃO NO RGS-SEEAC/RS todos os Termos de Rescisões assim como chave do FGTS e Guias do Seguro Desemprego lotados nos contratos com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS, constando como a data de rescisão o dia 18/05/2022 para que através da Ação Cautelar seja efetuado o pagamento de todos os valores devidos a cada colaborador(o que já vem ocorrendo a tramitação) através do SEEAC.
A empresa GFG Recursos Humanos, entende que tal fato é lamentável, todavia este não é o procedimento comum da empresa que tem por objetivo honrar com
seus compromissos de forma integral, pontual e continua, o que nos gera uma tristeza enorme, pois são diversos colaboradores que foram dispensados em plena Pandemia da Covid-9 devido a esta situação ficar insustentável.
Esclarecemos que este lamentável episódio, se deu em decorrência de atrasos nos repasses de contratos desta empresa com a Administração Pública do Estado do RS, infelizmente, a situação narrada, gerou este impacto negativo no fluxo de caixa da empresa, gerando este ocorrido, porém, graças ao trabalho de
nosso setor administrativo bem como a atitude positiva de nossos colaboradores, tal situação já se encontra solucionada, e os colaboradores já com suas
documentações todas encaminhadas ao SEAAC.
Importante esclarecer que a Empresa GFG Recursos Humanos, prioriza e utiliza todos os seus recursos disponíveis em caixa, visando respeitar e cumprir
integralmente todos os direitos laborais de nossos colaboradores, mas por hora, ainda depende do repasse dos órgãos tomadores, para efetuar o pagamento dos salários de nossos profissionais, situação está também que se encaminha para solução em breve.
A empresa GFG Recursos Humanos, mesmo no período pandêmico, manteve seu compromisso de manter os postos de trabalho, não reduzindo seu quadro
de funcionários, mesmo com a suspensão de muitos de seus contratos, destacando-se seu compromisso e sua função social de empresa geradora de empregos.
Por fim, reiteramos nossos sinceros pedidos de desculpas em especial aos nossos colaboradores, reiteramos que informações infundadas com o condão de insuflar
nossos colaboradores contra esta empresa, devem ser rechaçadas de pronto, Salientamos ainda, que estamos à disposição de todos os nossos colabores para prestar os devidos esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente,
GFG Recursos Humanos Ltda.