Fotos: Rafael Menezes
Parte do terreno de uma residência está comprometido com a erosão e um muro já caiu devido ao problema
Matéria Atualizada em 19/04/2022 às 15h15min
Moradores da Rua dos Cravos no Bairro Patronato em Santa Maria vivem em constante medo de que as suas casas posam desabar. Tudo isso em virtude de um córrego que passa aos fundos das residências estar levando parte da encosta dos pátios, causando rachaduras nas edificações, pátios e até mesmo há casos em que muros já caíram.
Buracos, sujeiras, esgotos são problemas enfrentados por moradores de diferentes bairros em Santa Maria
Área foi isolada pela Defesa Civil desde o ano passado, porém até o momento os moradores tiveram um retorno do poder público
Em 2021 uma equipe da Defesa Civil do município fez uma vistoria e interditou parte dos locais. Desde então os moradores aguardam por um posicionamento e solução do poder público para que alguma providência seja tomada para evitar um desastre, já que a cada dia o problema aumenta.
O QUE DIZ A PREFEITURA SOBRE O CASO
“A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, explica que a região onde está inserida a Rua dos Cravos faz parte de vários investimentos públicos que já estão sendo realizados para qualificar e proteger o manancial, de modo a permitir a drenagem da bacia hidrográfica daquela região. A situação já está em estudo na Secretaria. Após a elaboração do projeto, será possível que se tenha a dimensão do impacto financeiro para a execução do serviço de contenção do manancial por onde escorre a sanga.
Por meio de vistorias, em muitos casos, além da existência da proximidade das edificações junto ao leito drenante da sanga, observou-se que as fundações não estão dentro das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que provoca aceleração do deslocamento estrutural e fissuramento das edificações.
O Executivo reforça que, nos últimos dois anos, realizou intervenção na drenagem na Travessa Gomes Carneiro, na Avenida Borges de Medeiros (trecho acima da Vila Militar), na Rua Samuel Kruschim e na Avenida Presidente Vargas. Assim, de forma complementar, o Município trabalha em conjunto com o Exército que licenciou a instalação de estrutura para a proteção do manancial (com gabião – arames e pedras) dentro da Vila Militar. Após, o serviço irá desencadear nas proximidades da Rua dos Cravos”.
Quem tiver qualquer solicitação de matérias pode entrar em contato com a equipe do Bei pelos WhatssApp 55 991 196163 ou pelo Facebook ou Instagran @bei.noticias.
O Programa Bei nos Bairros vai ao ar de segunda à sexta-feira das 9h30min às 10h e com reprise às 23h30min pela Rádio CDN 93.5 FM
