Um jovem de 26 anos foi extraditado pela Polícia Federal nesta sexta-feira (05). Ele aguardava extradição na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A ação ocorreu em atuação conjunta com autoridades do Uruguai.
O extraditado foi preso em março na cidade Jaguarão, na região sul do estado, por tráfico de drogas e ficou recolhido no sistema penitenciário local. Conforme a Polícia Federal, em virtude de seu perfil o jovem foi transferido para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) até a autorização de sua extradição pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Com o apoio da Divisão de Operações Aérea da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (DOA/PCRS), ele foi transportado para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta sexta-feira, onde foi entregue pela Interpol do Brasil aos policiais da Interpol uruguaia.

O jovem seria um foragido internacional procurado pela justiça uruguaia para responder pelo crime de violência doméstica, e possui outros antecedentes criminais e perfil violento. Conforme informações da polícia uruguaia, o extraditado possui histórico de violência e é investigado pelo envolvimento em roubo de veículos e tráfico de entorpecentes em seu país.
Participaram do processo de extradição, o Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil (PF), a Interpol uruguaia, a Representação Regional da Interpol no Rio Grande do Sul (PF), a Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria e a Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.