
Matéria atualizada em 14/06/2022 às 20h19min
Na manhã de quarta-feira a reportagem do Bei nos Bairros foi chamada na região leste de Santa Maria, para mostrar as condições da Rua Wanda de Aguiar Horta em Camobi. Muito barro, buracos e alagamentos são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.
Conforme uma moradora, o problema se agravou há cerca de quatro anos e desde então convivem com essa triste realidade. Inclusive para amenizar a situação, tábuas são usadas nas margens da rua para que as pessoas possam passar sem pisar na água.
Moradores propõe parceria com prefeitura para buscarem recursos para pavimentação de ruas
Protocolos e pedidos já foram feitos na prefeitura para que uma solução fosse tomada, mas até o momento nada foi feito.
Uma das moradoras da rua utiliza o próprio veículo para auxiliar os demais vizinhos em dias de chuva para que possam sair de suas residências e se deslocarem para os compromissos.
Após o programa ir ao ar, uma equipe da Defesa Civil esteve no local para verificar a situação.
O pedido dos moradores é que seja feita a manutenção da rua, drenagem e empedramento para amenizar os prejuízos, principalmente em dias de chuva.
O QUE DIZ A PREFEITURA:
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, explica que o loteamento é irregular/clandestino e, por isso, quem tem que arcar com essas responsabilidades em relação à rua é quem fez o loteamento sem a autorização da Prefeitura.
A secretaria reitera, também, que o loteamento foi construído sem a devida infraestrutura necessária, como a construção de rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto e pavimentação. Os problemas apresentados são devidos a um dos proprietários aterrar seu terreno por onde todas as águas pluviais e descarte irregular de água eram lançadas. Como consequência, as águas pluviais não tem por onde se deslocar e acabam ficando por um certo tempo sobre a via.
Moradores desse trecho da Rua Wanda Aguiar Horta que queiram tratar sobre a regularização fundiária do loteamento devem procurar a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária na Rua Venâncio Aires, 2.277, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 13h30min. O contato também pode ser feito pelos telefones: 3921-7139 / 3921-7173, e no e-mail habitaçã[email protected]
Se você tem sugestões de pautas envie para nossa equipe através do Whatsapp 55 9 9119 6163 ou nas redes sociais Facebook e Instagran @bei.noticias
O Programa Bei nos Bairros vai ao ar de segunda à sexta-feira das 9h30min às 10h e com reprise às 23h30min pela Rádio CND 93.5 FM